O Projeto Banguê, que compreende um site, um jornalzinho editado em folha A4, um Espaço Cultural e uma coletânea de livros infantis produzidos por Viraldo Barbosa Ribeiro, foi implementado a partir da identificação da necessidade de um espaço para desenvolvimento de atividades culturais em Terra Nova e foi implantado em duas etapas.
A primeira etapa, quando constatamos que não havia, na cidade, uma biblioteca onde pudéssemos colher informações para construir uma palestra sobre a história de Terra Nova, o que ilustraria uma confraternização entre dois grupos de Terceira Idade , um de Salvador , outro de Terra Nova.
A obra Cartas Baianas, da autoria de (António D´Oliveira Pinto da França – Editora nacional) onde tiramos os subsídios para a palestra: origens da terra e a história de seus primeiros habitantes, foi conseguida através de um amigo de Salvador e incentivou a pesquisa e a procura por outros documentos e fontes de informação como: fotografias, conversas, visitas a engenhos e usinas de açúcar no Recôncavo e seu entorno. A pesquisa originou o jornal e este foi o caminho para o site, sugestão dos filhos.
O nome Banguê surgiu da analogia entre o conteúdo das pesquisas: engenhos de cana de açúcar e o significado da palavra banguê: moenda primitiva.
No aniversário de 40 anos de emancipação política de Terra Nova, 20 de outubro de 2001, na garagem da casa de nossa família fizemos uma exposição de fotos e textos sobre a História da Cidade, com o material coletado para palestra, acrescido de outros documentos encontrados posteriormente. O entusiasmo do público visitante foi o incentivo que precisávamos para construir o Espaço Banguê. Precisávamos de um espaço maior para manter a exposição por mais tempo. Conseguimos uma casa que já havia abrigado o Posto Médico, o Instituto Mauá e até a Prefeitura Municipal e, naquele momento estava desocupada, aguardando recuperação das suas instalações. Fizemos reparos no telhado, pintamos paredes, lavamos salas, limpamos o chão. E cada cômodo restaurado era ocupado por quadros, fotografias, revistas, estantes, mesas, cadeiras e muitos livros.
Assim nasceu o Banguê, que não apenas um projeto; é uma deliberação, um propósito, vontade de fazer alguma coisa pelo outro.
Escrito por Viraldo B. Ribeiro
Seg, 20 de Abril de 2009 15:20