FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO MONTE

Escrito por Administrador
Dom, 02 de Setembro de 2012 19:32

Igreja Nossa Senhora do MonteNoticias sobre a Freguesia de Nossa Senhora do Monte do Recôncavo da Bahia pelo Vigàrio Callado Pereira Pinto (1757).
Tem esta freguesia de Nossa Senhora do Monte 469 fogos, 1884 pessoas das quais são 323 de confissão somente, e 351 de comunhaão. Tem a sobredita freguesia três léguas de comprido e légua e meia de largo. Está esta freguyesia situada 10 léguas distante da cidade da Bahia para a parte do norte. Parte pelo sul com a freguesia de Nossa Senhora do Socorro, servindo-lhes de divisa o rio chamado Paramirim, o qual é navegável de barcas lanchas e canoas. E pela parte norte com a freguesia da São Gonçalo da Barra de Sergipe do Conde servindo-lhes de divisa o rio chamado Guaiba também navegável de barcos, lanchas e canoas. Parte pelas cabeceiras na largura do leste para o norte com a freguesia de São Sebastião, e já no seu comprimento com a freguesia de São Pedro do Rio Fundo.
Tem esta freguesia 19 engenhos, os quais se distingem pelos sítios que estão fundados a saber: O Engenho do Monte; o engenho Bernarmerim; o engenho chamado Engenhoca; o Engenho Quibaca; o Engenho Mucuri; o Engenho Pouco Ponto; o Engenho; o Engenho Natiba; o Engenho Mambaça; o Engenho Limoeiro; o Engenho da Grama; o Engenho da Lagoa; o Engenho da Santa Cruz; o Engenho Caruaçu; o Engenho Novo; o Engenho de Baixo; O Engenho de Água; em quais atualmente se lavra açucar.
Há na mesma freguesia 12 capelas, cujas invocações são as seguintes: Nossa Senhora do Vencimento; a Santissima Trindade; Nossa Senhora da Conceição; São Roque; Nossa senhora do Monte do Carmo; o Espirito Santo; a Santa Cruz; São José; Nossa Senhora da Conceição; Nossa Senhora do Desterro; o Bom Jesus de Bouças, em quais, se tem 8 oratórios particulares da mesma freguesia, se celebra atualmente o Santo Sacrificio da Missa.
Não tem esta freguesia povoações junts mais do que a do sítio de Paramirim, e as do sítio dos sobreditos engenhos, são de poucos vizinhos. Não tem em si, ou pelo seu meio rio algum permanente, e só se vêem àguas enchentes pelos invernos rigorosos.
Tem finalmente a sobredita freguesia do Monte ao poente um ilha chamada de Fontes de 3 léguas em um comprimento, e um quarto de larguara, a qual somente contém em 3 fazendas com outros tantos fogos, e nela há um dos oratórios sobreditos.

Pesquisa realizada em agosto de 2002
Viraldo Ribeiro