IGREJA DE SÃO ROQUE

Escrito por Viraldo B. Ribeiro
Ter, 12 de Janeiro de 2010 12:40

cinema 10-Igreja-de-São-Roque2Vale destacar a igreja de Terra Nova, pois foi uma construção com grande participação das pessoas do lugar.
No presente, talvez o único, pesquisador dessa parte da historia é o professor João Carlos Gomes Santiago, religioso de formação franciscana Franciscano 3o, que atua nas comunidades de Terra Nova, Parnaguá, Canabrva que participa desse trabalho com informações importantes:
“Diz o Pe. Liberato Ferreira de Góes Bitencurt, que no ano de 1938 fez-se a comissão com os senhores Dr. Melo Lima, Cel. Francisco Antonio West, Artur Floriano Dantas e as moças de Terra Nova para a conclusão das obras da Igreja de Terra Nova Com o apôio das professoras Alice Nogueira e Maria Luiza e seus alunos, para ajudar nas obras.
Em 1941 teve-se as Santas Missões em Terra Nova pregadas pelos missionários Capuchinhos Frei André e Frei Boaventura na Capela de São Roque ainda em obras, cuja missa de encerramento foi celebrada por Dom Bede.
Em 1947 assumiu o Vigário Aurelino Teixeira de Andrade em lugar do velho Cônego Liberato (que na época serviu 52 anos). O mesmo disse (Pe. Aurelino) que celebrou em Terra Nova a 1ª Comunhão dos meninos do catecismo da Profa. Maria Luiza, em companhia da senhora Mirêta Teixeira.
Em 1955 assume o Vigário cooperador Cônego Moysés Pinho, Capelão da Indústria Reunidas onde organiza a Capela de São Roque e com o apoio do Dr. Monteiro adquire bancos novos e alfaias.
Em 1959 recebe a visita Pastoral do Cardeal Augusto Álvares da Silva, nesta ocasião despede-se da Paróquia o Velho Cônego em idade de 80 anos e 58 de padre.

Tornando-se em janeiro de 1960 Pároco de Rio Fundo e Terra Nova o cônego Moysés Pinho Santos até 1991.”