• Sem categoria

O CEMITÉRIO DE TERRA NOVA

Escrito por Viraldo B. Ribeiro
Qua, 25 de Maio de 2011 19:59

cemiterio terra nova fotoshopPor muito tempo as pessoas que faleciam em Terra Nova eram sepultadas no distrito de Rio Fundo. O cemitério ficava no lado da antiga matriz. As famílias dos senhores de engenho, padres, pessoas consideradas importantes eram enterradas na parte interna da igreja
Rio Fundo, por ser o distrito de Santo Amaro todos os serviços públicos e religiosos sociais, concentrava esses serviços: casamentos, batizado, enterro, registros.

Assim como ainda persiste no catolicismo, a proibição de não celebrar casamento entre as pessoas não batizadas na igreja católica, os falecidos não batizados não podiam ser enterrados nos cemitério, esse procedimento também era adotado com os escravos, que como os primeiros eram enterrados nos Cruzeiros ou em frente da igreja.

O cemitério de Terra Nova ficou á disposição da comunidade em 1935. Esse registro está afixado no muro, sobre o portão de acesso.
O cemitério foi construído no pico do morro, parte mais alta da cidade.
Foi inaugurado, ou mais precisamente o primeiro enterro, em 1935 numa estação de inverno.

De uma criança, récem-nascida, foi a primeira sepultura do Cemitério de São Roque. Esta informação histórica foi passada pelo professor João Carlos, Franciscano 3º, um pesquisador de dados e fatos que compõem a história de Terra Nova.
“Em 1997 conversando com Dona São Pedro Resadeira que morava em
Caraconha, nesta, falou-me que no ano de 35, faleceu um filho seu ainda anjinho. Estava em construção o cemitério de Terra Nova, nessa época bastante inverno e o corpo não fora a Rio Fundo para ser sepultado devido às fortes chuvas, sendo sepultado em Terra Nova no novo cemitério” (19.10.2007).

– ‘Como é que vamos nessa chuva para Rio Fundo, vamos fazer o enterro aqui mesmo em Terra Nova. O cemitério já esta quase pronto’ Foi essa a conclusão que chegou Dona São Pedro.”

O cemitério é uma coisa de outro dia, mesmo sem registro as informações das pessoas são muito importantes, identificando no passado filhos ou residentes que foram empreendedoras, aqui em Terra Nova.

Veja o depoimento de Seu Antidio Roque: Quando fizeram o cemitério de Terra Nova eu estava em Boa Sorte; quando morria uma pessoa ia enterrar em Rio Fundo. Seu Ermelino Teles achava que aqui já cabia um cemitério, e ele lutou para isso. Ele conseguiu com Dona Lulu ou com Dona Juaninha ou os Pacheco, quem era o dono do terreno (mais ou menos nesse local se juntavam as fazendas). No dia da inauguração ele se recostou á sombra do pé de São Gonçalim e disse que quando morresse queria ser enterrado ali, disse apontando para a planta.

– Foi ele quem criou o cemitério de Terra Nova.
Outras pessoas devem ter relatos que merecem constar na história
do Cemitério de São Roque, mas, temos três momentos importantes:

– Quem foi o responsável, quem, pensou quem buscou;
– A data da inauguração;
– O primeiro corpo enterrado.

Terra Nova ano de 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.