Chiquinho – Américo Pereira da Silva
Dia 07 de Fevereiro 2018 – Bangüê – Os Alfaiates Terra Nova
Chiquinho – Américo Pereira da Silva; Nasceu em 12/10/1927 (90 anos) nasceu em picado, foi pra São Bento, veio para Terra Nova com mais ou menos 18 anos.
Aprendi a arte de alfaiate com Neco de São Bento, em Terra Nova antes de trabalhar com Lotas, trabalhei com um alfaiate na tenda onde Belarmino também teve. Também trabalhou em Jacuípe antes de Lotas e depois começou a trabalhar em casa alugando uma maquina depois foi ser vizinho de Tinozinho.
Bambião foi discípulo de Caboclinho trabalhou uns cinco anos, Moreno foi outro alfaiate de Lotas.
O aprendiz de alfaiate colocava o dedal no dedo médio amarrado para empurrar a agulha com o lado diferente da mulher que empurra com o fundo. Por isso o dedal do alfaiate é todo fechado.
Os instrumentos do alfaiate: o dedal, a régua, o giz, a maquina, a agulha, a linha, o ferro de brasa.
Chiquinho, Lotas, Seu Bernardo, Caboclinho, Belarmino, Bambião, Coló (Lotas), Gilberto pé de calor, Benigno, Zé Badalo, Tomaszinho, Arranha céu, era muitas alfaiataria que começaram a ruir em Terra Nova com as indústrias das confecções fui o ultimo a fechar.
Um dia de tarde eu tava de cabeça baixa, Eduardo já tinha batizado o meu filho, veio àquela mão e bateu no meu ombro – era Duque “o que é que esta acontecendo e continuou vou conversar com Lourival e amanha lhe dou resposta” era na CQR [foi assim que Chiquinho me disse como foi trabalhar na CQR].
Dia 18 de julho de 2018 – O ultimo alfaiate – morreu ontem Chiquinho