Ednalva

Assim se pronunciaram, também, as sobrinhas de dona Marocas, Ednalva Fontes e Edneusa Maria Ribeiro Passos:

”Oquinha era uma dos 10 filhos de José Amâncio de Vasconcelos Passos e Maria Soares Passos, oriundos de Curaçá-Ba. O filho mais velho do casal, Edmundo Soares Passos, veio para Santo Amaro nos anos 20. Em 1927 trouxe Painho (Estanislau Soares Passos) – Seu Lau – e, logo a seguir as irmãs mulheres e, por fim os pais e demais irmãos. Meu avô morreu em Terra Nova e minha avó na Tebaida. Os corpos foram sepultados no cemitério de Terra Nova onde estão também os de Oquinha e Tia Cilô. […] Maria Soares Passos, nascida em 22 de junho de 1904.”

Continuou as sobrinhas sobre o funcionamento: “... nos anos 30, aproximadamente 1935 ou 1936, numa casa próxima ao ‘Chalé’. Depois mudou para a mesma rua numa das três casas (a do meio) nas quais morava à direita Tia Nina e Tio Onorio (pais de Glorinha, à esquerda Tia Laura e Tio Nezinho (pais de Verinha)).”.

Mudou-se para o lado do Comercio, instalou-se na própria residência de dona Marocas, em frente da sede Sindicato, próximo (paralela) da igreja de São Roque, no inicio dos anos 50. –… Salvo engano em 1952… trabalhou ate se aposentar. Era a própria Oquinha quem ia receber as malas na estação. Não tinha entrega em casa. Os destinatários iam buscar na agência e Oquinha costumava ficar na janela chamando os destinatários que passavam, especialmente em dias de feira.”

Os Correios de Terra Nova, dos tempos de hoje, instalado em imóvel específico, foi criada e instalada em 05 de junho de 1972.

 

Sede dos Correios (24.10.110)

O documento da fundação foi uma Ordem de Serviço: OS 056/06/72.

Informações obtidas na Gerencia de Atendimento – Pituba.

Sr.Dauto Moura – Tel. 33468340/8330.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.