Jacó
Conversamos com Jacó um dos amigos do tempo da Tenda de Duque.
Telefonei pra ele me informar sobre uma pessoa, que não desvendei com Angélica.
Viraldo – Conversando com Angélica, sobre o pessoal da rua dela, Tamandaré.
Jacó – Eh ele morava ali.
Viraldo – Você se lembra de seu Antônio Jeronimo?
Jacó– Me lembro ele morava junto da Rinha de Galo.
Viraldo – Era a primeira casa da Volta do Gás. Você se lembra do nome do filho dele, ele tocava violão.
Jacó – Sei, ele morreu cedo, ele esteve lá na Tenda de seu pai para aprender, nesse tempo era eu ele e Olival, O irmão dele era Boqueirão, jogava no time de menino de Pérreo, era mais escuro.
Viraldo – Me lembro do irmão dele era mais novo.
Jacó – Não ele era mais velho.
Viraldo – Tem outra questão, é que Angélica me disse que o marido de Mocinha era um carpinteiro chamado José Augusto, e uma irmã chamada Das neves.
Jacó – Não me lembro do nome do marido dela não, sei que ela ficou viúva cedo. Ela tinha uma irmã chamada Das Neves.
Viraldo – E uma família que morava vizinho de Idelfonso, ele trabalhava na usina.
Jacó – Não conheci não. Me lembrei o nome: é Alencar.
Viraldo – E mesmo não tem apelido não é o nome Alencar.
20.04.2020
Viraldo
Agenda ano 2019, dia 30 de março.
Falamos com Jacó, inicialmente para ele falar com Elísio, (não conseguimos falar pelo telefone).
Manoel Jacó dos Santos Filho nasceu em Terra Nova em 18 de novembro de 1938; filho de Manoel Jacó Santos – Jambeiro, São Bento 1906.
Jacó (pai) teve um irmão – José Paulo assassinado.
Sua mãe Maria da Anunciação casou e morou no Caípe onde nasceram os dois primeiros filhos – Valdete e eu (Jacó); Valdete nasceu em 1937, 18.10. Os outros filhos nasceram em Terra Nova Velha: Jandira, Edmundo, dois gêmeos, Antônio Valter e Adélia.
Jacó – pai plantava cana, feijão, milho e ainda trabalhava com uma tropa de burros tirando cana.
Trabalhava na Caieira dosando o cal no açúcar.
Em 1949 foi o maior plantador de cana. Nessa safra teve problema com o fazendeiro com quem meou a terra. Como este era quem recebia o dinheiro na usina, não repassou a parte de meu pai, pagou tempos depois com mercadoria.
Agenda ano 2019, 16 de maio.
Sobre o pagamento da safra [plantio corte e transporte meação] de cana, Artur Pacheco só pagou dois ou três anos depois dando dois bois e mercadorias e ficou ainda devendo dinheiro.
Me falou do tio Pedro que morava no Caípe, a terra foi vendida e o novo dono passou o trator nas plantações só deixando a casa do tio, poucos dias depois morreu.
Agenda 2020, 22 de abril. [Vê Chicão 23 de abril]
Liguei para Jacó para conversarmos sobre os moradores da Rua de Pitel (Sinha Pomba a Pitel):
1 – Ele estava confundindo Aloisio Souza como a pessoa da primeira casa junto a de Idelfonso. Vi que não era, pois a professora que ele estava se referindo era Belanice.
2 – Disse que conversou com Valdete, irmã dele (está na cadeira de rodas), ele disse que Joanito morou em Terra Nova Velha com a família, lado de cima.
3 – Disse que Alfredo morou em Terra Nova Velha [isso eu sabia, filho de dona Canuta].
4 – Eu acho que Sinha Pomba, primeira casa, fundo com fundo com a de Dona Alice era mãe de Zezinho de Frederico, Chefe do Abrigo morreu quando a caldeira da Tamoyo explodiu ele e Mané da Tamoia.
5 – Me lembro de que em 1948, passava pela porta de Jaime e Deidinha chorava sua morte pedindo que ele não morresse, não deixasse ela só com os filhos.
[na referida rua eu queria saber o nome do pai de Olímpio] Rua de Sinha Pomba – Edgar Pessoa e Floripes, filha de Braga, Luiz Teles (o Velho), Olímpio… Pitel
Não lembrava o nome do pai de Olímpio, disse que Olímpio trabalhou no Cimento Aratu, onde se aposentou. Tinha um irmão que chamava Zuza, mais outro que não falamos sobre o nome.
Agenda ano 2020, 25 de maio.
Via telefone – Zé Plácido é o mesmo Zé Marrom, filho de Serafim, administrador de Godó. As irmãs de Plácido moram em Terra Nova em frente onde foi à padaria de Jorge [Jorge Valente].
Agenda ano 2020, 01 de outubro.
Falamos com Jacó, Chicão e Gonzaga.
Todos com saúde só Gonzaga que informou que na quarentena se manifestou o açúcar alto.
A conversa convergia sempre para o Bião – sua localização, isso depois que Dona Maria Alfreda, filha de Lídio Cotó disse que morou no Bião em baixo na Linha [tenho que fazer um mapa do Bião com Chicão ou Gonzaga].
Agenda ano 2021, 03 de Julho.
Jacó
Não lembrou nome de maquinista, vai tentar com a irmã Valdete.
Lembrou que Napu foi alfaiate de lotas, depois que voltou do Rio entrou na Petrobras. Napu era irmão de Paulo o pai era da Leste. Morreu assassinado – uma facada no bar de Maurilio.
Entrevista com Jacó – 01/09/2021
Viraldo: Porque a gente veio para aqui conversar a mesma coisa toda vez
Jacó: é
Viraldo: eu tive com Chicão alias Chicão, você e Gonzaga que tem me dado informações ai tipo se lembra da menina que puxava o carro de boi, me conte de novo ai você disse que ela chamou boi.
Jacó: a filha de me esqueci até o nome do pai dela agora [seu Tatu] eu só me lembro bem quando ela chegou na usina com a vara chama boi no ombro ai foram falar com seu Sena ai o que foi que ele fez ele ai veio com a turma e tirou ela da frente do carro de boi rapaz aquele negocio ali parou a usina
Viraldo: parou a usina não foi e ela com, a turma ai…
Jacó: me esqueci o nome dela rapaz
Viraldo: o nome dela é Adélia não? É Adélia [Rosa] eu ate quando escrevi botei o nome porque ela ainda estava viva e o nome dele como é?
Jacó: ate o nome do filho dele agora me esqueci, 70 anos atrás é brincadeira rapaz.
Viraldo: você é de quanto bicho?
Jacó: em
Viraldo: você era de quanto?
Jacó: eu sou de 38 – 18/11/1938
Viraldo: você é o segundo ou é Valdete?
Jacó: o segundo, Valdete tá na cadeira de roda.
Viraldo: é você me falou é Valdete você…
Jacó: é Valdete, Jacó, Jandira, Edmundo, Antônio, Valter, Adélia e Roque.
Viraldo: o que era doente ele era
Jacó: Raimundo
Viraldo: Raimundo era gêmeos?
Jacó: era, era gêmeos com Edmundo
Viraldo: era gêmeos com Edmundo ele moleque inteligente viveu pra burro todo dia a gente dizia que ele ia morrer
Jacó: é o carro que atropelou ele ali em Salvador
Viraldo: o carro que atropelou
Jacó: foi
Viraldo: e ai eu estava me lembrando de que eu pensei que você tinha começado a morar em Terra Nova velha e não foi né
Jacó: não eu comecei morando no Caípe ali perto de Gorete, você conheceu Gorete não?
Viraldo: não ali no campo da mangueira
Jacó: não rapaz mais pra frente fica perto de Gaidão era depois da casa de Gaidão
Viraldo: de Gaida é, em Eugenio do Chalé por ali.
Jacó: não lá na frente mais subia aquela ladeira na hora que ia descendo a ladeira você lembra aonde, o que veio de aliança [usina aliança] foi morar lá em Terra Nova.
Viraldo: sei Chico Felix
Jacó: é, é ali perto da casa de Chico Felix.
Viraldo: eu falei com o filho dele [Chico]…
Jacó: meus avós moravam de um lado e nos morava do outro lado
Viraldo: ai seu pai trabalhava botando cana lá
Jacó: é meu pai trabalhava é que ele era fornecedor de cana da Usina Terra Nova rendeiro porque ele arrendava a terra de Doutor Artur Pacheco e de Doutor Godo sabe o que foi que Doutor Artur Pacheco fez não pagou rapaz meu pai foi pra cima de uma cama e sofreu com aquilo passou mais ou menos dois anos em cima da cama doente eu pensei ate dele não…
Viraldo: eu me lembro você me falou isso e ai você teve ate que sair da escola
Jacó: pra ir trabalhar com animal
Viraldo: mais você não era flor que se cheire não porque você, ele botou você pra trabalhar de barbeiro e ai o que foi que aconteceu.
Jacó: não foi o seguinte né ele disse o homem tem que ter uma profissão ai disse você vai ser barbeiro pra cortar o cabelo oh tanto filho seis filhos homem pra ele pagar ele ai botou eu fui ser barbeiro, Edmundo alfaiate, Antônio sapateiro ele ai disse olhe você trabalha ate meio-dia com animal meio-dia você deixa os animais na porta ai depois eu pego e levo pra o campo pra poder soltar lá no pasto e de meio-dia pra tarde você vai pra barbearia fui uns dois dias que a gente fazia aquele baba na frente da porta que eu discutia com você mandava você ir pra casa comecei indo ai depois eu disse eu vou desistir rapaz ficar o dia todo a tarde toda em pé aqui eu deixei de ir ia pro campo jogar bola e tomar banho no rio quando eu chego em casa uma 06horas eu vi papai chegar com o cabelo cortado eu digo é rapaz o negocio aqui ele gostava de chamar os filhos de mestre.
Ele ai mestre eu tive lá cortei o cabelo me disseram que o senhor não esta indo mais o senhor esta indo pra onde fale a verdade eu ai falei o que é que estava acontecendo que eu ia jogar bola ela ai disse olhe o homem quando não quer aprender uma profissão ele quer limpar cana ai pegou uma enxada mandou mamãe fritar uma carne de sertão botou numa marmita no outro dia eu sair com ele eu morava em Terra Nova Velha nos ia passar pela porta de Artur Pacheco que o lugar que a gente explorava a cana era muito mais pra frente ali perto da mata do Brito ai quando nós chegamos lá ele disse assim: você vai limpar daqui ate ali e dali pra lá eu limpo mais quando você resolver aprender a profissão me fale que eu mando você embora, rapaz eu comecei limpando quando deu 10horas que eu vi a palha da cana me coçar eu parei e ai eu botei a enxada assim debaixo do queixo que você me disse que pobre matuta eu ai fiquei matutando assim ai que disse papai eu resolvi aprender a profissão mais o que ele me marcou só foi uma coisa que ele me disse, disse olhe mais não jogue a enxada fora não que um dia você pode precisar bote ai debaixo daquela casa eu disse ai se eu não aprender eu já vi que eu vou voltar pra aqui e eu digo que até hoje eu não aprendi sabe o que foi que eu disse eu disse que Jesus Cristo passou aqui na terra a mais de 1000 anos atrás ensinando o amar e ninguém sabe eu não sei nada de barbeiro eu estou aprendendo ainda isso ai foi a maior herança que meu pai deixou pra mim foi a minha profissão porque hoje 67anos nessa profissão e que até hoje ainda me serve talvez se ele tivesse deixado pra mim uma fortuna já tinha acabado eu tenho freguês aqui que ele trabalha no polo e ele diz eu agora vou cortar o meu cabelo com meu barbeiro que ele já tem 82anos os caras diz porra nenhuma rapaz esse cara com 82anos ele tá fazendo o que mais ele diz eu vou cortar e amanha eu venho que é o genro de Nilton Branco.
Viraldo: venha cá tem uma coisa também que um dia eu te perguntei e ai você se esquece e eu também mais agora eu me lembrei seu irmão foi alfaiate né você se lembra de Chico Coen?
Jacó: me lembro eu trabalhei com ele em lotas
Viraldo: e ai eu perguntei como era o nome do irmão de Chico Coen não era Doti não?
Jacó: era Doti era eu não me lembro bem o nome do pai de Chico Coen mais ele trabalhava na Usina
Viraldo: quem?
Jacó: o pai de Chico Coen
Viraldo: ele era metido a Ivon Curi
Jacó: é
Viraldo: botava aquela cabeleira, sim depois você, você não seu pai ai como ele não ficava só naquela plantava fazia isso e ai quando ele ficou bom você ficou tirando cana com ele você desistiu porque ele pagava pouco ai você foi vê Vadu o que foi?
Jacó: não eu trabalhava com 02 animais eu e Edmundo meu irmão
Viraldo: isso ele já tinha ficado bom
Jacó: é não ele estava doente ainda eu trabalhava com 02 animais eu e Edmundo sabe o que é que ele fazia a gente tinha que botar duas toneladas de cana todos os dias que eram 40,00 reais, trabalhava segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado seis dias 6×4=24 ganhava 240,00 sabe quanto ele me dava? 5,00reais pra comprar amendoins ai Vadu ficou na minha cabeça venha trabalhar comigo que eu lhe pago 5,00reais o dia ai eu fiquei doido rapaz ai quando ele ficou bom então eu disse papai eu não quero trabalhar com o senhor mais não, fui trabalhar com Vadu, Vadu me pagava 5,00reais todos os dias não era por semana que ele me pagava.
Viraldo: mais mesmo assim você ainda estava como barbeiro?
Jacó: não ai eu não tinha aprendido a profissão ainda não
Viraldo: há você não tinha não
Jacó: é
Viraldo: quantos anos
Jacó: deixe eu vê ai foi em 52 em 53 mais ou menos pra 54 que eu entrei pra aprender a profissão
Viraldo: sua professora era a professora a mulher de…
Jacó: Maria José
Viraldo: aonde era a escola dela?
Jacó: onde era a casa de Joanito ali era um colégio
Viraldo: ali era um colégio que foi da professora Merita ali de junto Da…
Jacó: quase perto do ginásio lado a lado com ginásio
Viraldo: há você fala assim ali professor Galvão ensinou ali de junto do posto, onde foi o posto.
Jacó: é
Viraldo: a sei você tá falando Joanito eu estou pensando que você tá falando a casa de Joanito junto de Aurélio Cerqueira
Jacó: é ali, ali.
Viraldo: não ali era de junto da farmácia de Vavá que tinha Merita
Jacó: não aquela casa da esquerda quase, aquele beco que você vai pra aquela rua que é atrás.
Viraldo: eu sei, eu sei tinha as duas tinha essa escola que Violeta por ultimo é quem morava Violeta a filha de Bacelar que você olhar na bandeira da janela estava lá às letras da escola ali que ela ensinou não foi.
Jacó: é professora Merita
Viraldo: é professora Merita não Maria José a sua
Jacó: é agora eu tive outra professora Elizabete que era ali no prédio onde é a prefeitura hoje
Viraldo: é professora Elizabete
Jacó: eu estudei ali com os filhos de Raimundo Multe Heitor, Manfredo e aquela filha dele que eu nem me lembro do nome.
Viraldo: acho que era Elísia
Jacó: Elísia é
Viraldo: e Roberto estudava também filho de Câmara?
Jacó: não
Viraldo: Gonzaga estudava?
Jacó: Gonzaga é
Viraldo: Gonzaga dizia que Heitor a mãe dele dava as merendas a ele ai dividia com Artur foi Gonzaga ou você que me disse?
Jacó: é foi eu quem falei quando chegava a hora da merenda a gente saía pra catar manga que ali tinha muita manga pra gente chupar ai quando a mãe dele chegava com o pão que comia pão naquele tempo com manteiga e um copo de leite sabe o que ele fazia, ele ficava com o copo de leite e dava o pão pra dividir pra gente
Viraldo: você mais Gonzaga
Jacó: é, isso minha mãe é meus amigos, me disseram até que esse menino hoje é cardiologista e trabalha no hospital
Viraldo: Aristides Maltez
Jacó: Maltez ou Santa Izabel?
Viraldo: Santa Izabel, Heitor Multe agora interessante que essa semana eu estava conversando com, estava pensando uma conversa que eu tive com Vera sobre a professora Elizabete né ela morava você lembra onde ela morava?
Jacó: não me lembro não
Viraldo: ela morou aqui no Chalé não sei mais morava em uma pensão de junto da casa de Neco lá no banel ai foi Vera e Marilu minha prima que foram também alunas dela lá no chalé
Jacó: eu me lembro dela ela era magrinha
Viraldo: era você sabe que ela ficou cega
Jacó: sei ela sofria de diabete
Viraldo: eu estudei com Elizabete mais pra fazer o exame de admissão pra ir pro ginásio e era lá no sindicato
Jacó: no sindicato é
Viraldo: ali era particular tá bom Jacó tem uma tesoura ai, que dia é hoje? Hoje é 01 de setembro de 2021 mais eu quero lhe dizer o seguinte no dia 29/10 é aniversario 60anos de emancipação de Terra Nova certo e eu estou lançando lá um livro que eu escrevi falando dessas conversas que eu estou tendo aqui com você, com Gonzaga, com Chicão aquele negocio todo invento um bocado de mentira também ai esse livro vai sair no dia 20 o pessoal de lá da educação é quem terminou ficando a frente né que eu ia lançar lá no espaço Banguê eles acharam interessante ai tomaram ai vai fazer parte da festa da emancipação que como você é personagem do livro você vai lá
Jacó: deixe eu lhe contar uma historia do ginásio em 1966 e 1967 me chamaram pra ir treinar um time do ginásio eu ai fui todo dia de tarde eu descia com os meninos pro campo pra ir treinar o time do ginásio e ai foi ter a inauguração do campo do Jacu ai foi padre ai foi aquele outro padre Moises eu botei o time em campo porque os caras era um pouquinho exigente se é hoje os caras me mata ai só foram 11jogadores quando a gente esta dando 3×0 ai perequete começou a brincar da um chapéu eu digo perequete não brinque rapaz eu ficava dizendo assim o jogo está 0x0 ele ai daqui a pouco deu outro chapéu pra trás ai eu digo saía ai veio o Padre os dois padres e disse não tem outro jogador pra colocar no lugar eu disse eu me responsabilizo pela derrota ai o time ficou jogando com 10 e nós ganhamos o jogo ai Hildebrando brincou e disse oi você também sabe todo dia ele lembra isso pra mim você era carrasco ai foi jogar no time de Terra Nova no time da congregação.
Jacó
Conversamos com Jacó um dos amigos do tempo da Tenda de Duque.
Telefonei par ele me informar sobre uma pessoa, que não desvendei com Angélica.
Viraldo – Conversando com Angélica, sobre o pessoal da rua dela, Tamandaré.
Jacó –Eh ele morava ali.
Viraldo – Você se lembra de seu Antônio Jeronimo?
Jacó – Me lembro ele morava junto da Rinha de Galo.
Viraldo – Era a primeira casa da Volta do Gás. Você se lembra o nome do filho dele, ele tocava violão.
Jacó – Sei, ele morreu cedo, ele esteve lá na Tenda de seu pai para aprender, nesse tempo era eu ele e Olival, O irmão dele era Boqueirão, jogava no time de menino de Pérreo, era mais escuro.
Viraldo – Me lembro do irmão dele era mais novo.
Jacó – Não ele era mais velho.
Viraldo – Tem outra questão, é que Angélica me disse que o marido de Mocinha era um carpinteiro chamado José Augusto, e uma irmã chamada Das neves.
Jacó – Não me lembro o nome do marido dela não, sei que ela ficou viúva cedo. Ela tinha uma irmã chamada Das Neves.
Viraldo -E uma família que morava vizinho de Idelfonso, ele trabalhava na usina.
Jacó – Não conheci não. Me lembrei o nome: é Alencar.
Viraldo – E mesmo não tem apelido dão é o nome Alencar.
20.04.2020
Viraldo