Zé Ligeiro

Quem “trouxe o futebol para Terra Nova foi o filho de Doutor Jaime, quando retornou da Inglaterra” disse Zé Ligeiro.

Nesse conjunto residencial da usina, existiu também a morada dos catingueiros- Barracão. Como disse Zé Ligeiro (falecido nesse ano de 2016) “Tenho 82 ano, nasci em 1922, eu pequeno meu pai, Antônio Portela dizia: os Catingueiros moravam no Caípe, num barracão sem portas construído por Fernando Sena Gerente da usina”.

Zé Ligeiro, nascido em Aliança e criado em Terra Nova. Estudou de noite e de dia, a depender do trabalho de aprendiz na usina. “Estudei com Dona Sinhazinha, mulher de Seu João Cunha ela chamava os meninos que ficavam jogando bola perto da casa dela para ensinar. Estudei também com minha irmã. Ela tinha uma escolinha lá em Terra Nova Velha, defronte da casa de Zé do Carmo”.

 

11 de Agosto 2005 – Zé ligeiro – minha professora não era paga ela convidava os meninos para estudar ensinava os meninos de Terra Nova

Dona São Pedro Portela também ensinava em Terra Nova Velha ela tinha escola defronte da casa de Zé do Carmo, Aurelino (tio) trabalhava de eletricista em Terra Nova.

Dia 12 de Setembro 2008 – Bangüê – Sindicato Zé Ligeiro o primeiro foi o pai de Piquinita, (Chico Sales), Camilo Souza, Braga, Cirilo, Cirilo providenciava documentos para Salvador para ser encaminhado para Getúlio, Mané Marinho é quem levava as cartas as Usinas entrar em greve.

Zé do Carmo e a chegança dançava lá em Terra Nova Velha eu era menino de 5 anos.

Eduardo (Duque) também menino e não dançava quem dançava era João Gacheta.

Antídio seu Anísio veio para Terra Nova a convite de Dr.Jaime para jogar bola no UTN era muito inteligente e organizado. Foi trabalhar no escritório da Usina, foi para a sede do UTN organizando. Também a parte referente a livros, não era uma biblioteca, mas os livros eram catalogados e controladas as saídas. Depois é que ele foi para São Bento quando a empresa era uma só, se tornou tabelião – casamento, registro de nascimento, óbito,

Dia 29 de junho de 2015 – Escola em Terra Nova

Zé Ligeiro – eu aprendi a ler com Dona Vivina (ou com o pessoal dela).

A casa de dona Vivina ficava no lado esquerdo [no sentido da Usina] abaixo da linha de trem. Três ou quatro casas depois da estação ferroviária, no sentido de Terra Nova velha.

Zé ligeiro disse que brincava de bola perto da casa dela que o chamou para estudar.

Zé ligeiro disse também que sua irmã ensinava meninos em Terra Nova velha.

Acho que Paradorá confirmou isso

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.