O FUTIBOL

Escrito por Viraldo B. Ribeiro
Ter, 12 de Janeiro de 2010 14:35

11-O Futibol“No Brasil, chegou em 1894, por Charlles Miller, paulista, nascido de pais ingleses, que depois de alguns anos de estudos da Inglaterra, trouxe para cá uma bola e a nova mania”.
Diz-se que de forma semelhante o futebol chegou em Terra Nova, mas trazido por um filho de gerente da usina.
No Espaço Bangüê tem quadros de times de diferentes épocas
Talvez pela situação de cidade ilhada, no passado, os times eram mais cuidados e melhores. A família Teles sempre esteve envolvida com este esporte, tanto com a responsabilidade em organizar como participando com bons jogadores. Didi Teles, flamenguista, sempre tinha um time vermelho e preto, o mais famoso e bom foi o Flamengo que disputava por Terra Nova um campeonato entre as usinas, que era realizado em Aliança. Ramins e Robério, dos Teles foram os melhores, ainda havia Alemão que era juiz.
Outro grande time, anterior ao Flamengo foi o União que também teve bons jogadores: Neco Bomfim, Zé Ligeiro, Eduardo, Gabi, Zé Augusto, Batista, Tino.
Porém o mais famoso de todos foi o Vasco, criado em 1955.
O Vasco Vasco Esporte Clube – teve seu Estatuto registrado em Cartório de Santo Amaro e, publicado no Jornal Oficial daquele município número 1897 de 23 de fevereiro de 1967. O Estatuto é composto por 60 artigos.
“Art. 1 O Vasco Esporte Clube, fundado em 15 de junho de 1955 será uma sociedade civil esportiva na localidade de Terra Nova”.
“Art. 10 Os sócios Fundadores e Patimoniais são aqueles que lutaram para adquirir o prédio da sede social, dando seus esforços e lutando com sacrifícios para independência do mesmo. Estes cidadãos são os seguintes: José Olívio Teles, Eduardo Barbosa do Carmo, Jonas Coutinho, Francisco de Assis Melo e Artur Inácio dos Santos”.

Destaquem-se aqui alguns jogadores do Vasco, que tiveram participação mais efetiva como titulares do time: Jair, Etiene, Chumba, Olival, Waldir West, Bujão, Sergipe, Viraldo, Chicão, Newton Mota, Mimi, Francisquinho West, Ubaldino, Pintinho, Flávio, Valdemar, Menininho, Artur, Tele, Elias, Nicanor.

Vale lembra duas pessoa que, de forma diferente, estão presentes no imaginário futebol de Terra Nova.
Perréu, filho de Lúcio Fobia, com saúde debilitada, mas sempre atuante e presente, tinha sempre um time de menino (o Time de Perréu). Esses garotos quando se destacavam seguiam adiante. Houve até jogador que se profissionalizou Regis que depois do Vasco, jogou no Fluminense de Feira, quando o Flu foi campeão.
O último time de Perréu foi o Bahia, que cresceu e virou o UTN. Tendo a maioria, quando o UTN acabou, se firmou ou teve passagem no Vasco: Pintinho, Viraldo, Vila, Ubaldino, Hamilton, Mimi, Osvaldo, Osmar, Laduzinho, João Cobrinha.

vasco2A outra figura a destacar é Bambião, que nem era bom jogador, mas participava de todos os treinos e babas entre os cobra. Era escolhido de primeira, tinha lugar cativo, nunca na defesa, óbvio. Também adotava o nome de todos os grandes jogadores craques, brasileiro ou estrangeiro: Puskas, Mestre Ziza (Zizinho), Mestre Dida, Perácio, todos grandes goleadores.

O Vasco comprou um Clube Urucapi, para funcionar como sua sede e clube de festa. O acerto da diretoria do Vasco com os sócios do vendedor era que o Vasco, mensalmente, ou nos períodos compromissados, pagasse uma parcela a um dos sócios. O Vasco honrou o acordo com muito sacrifício, até tomando empréstimo. Na ultima prestação, o sócio recebeu o dinheiro, pediu o recibo de Compra e Venda e não devolveu. rolou para lá e pra cá e o Vasco perdeu sua sede que ficou sendo explorada com show e festas. Pela simpatia demonstrada ainda hoje pelo público, o Vasco poderia estar em evidência como estão muitos clubes amadores de cidades como Santo Amaro, Cachoeira, Feira de Santana.