Engenho Paramirim

paramirimNosso primeiro encontro com a comunidade de Paramirim deu-se em novembro de 2001. Já na segunda vez em setembro de 2002, já constatamos a ação do tempo. Um bloco do reboco do rodapé da igreja tinha se desgrudado, pela infiltração da água de chuva. Intervimos deixando uma pequena quantia para compra de cimento com um morador que refez o pequeno estrago. Observamos que em alguns locais a comunidade tem este tipo de cuidado, entretanto não tem recurso mínimo, precisa de uma ação externa. 

Referencias históricas sobre o antigo engenho estão contidas nos dois cadernos citados anteriormente ( Antigos Engenhos e Baia de Todos os Santos).

eng. paramirim i.vencimento

 

Em outras buscas encontramos Paramirim em “Segredos Internos” de Stuart B.Schwartz numa relação de engenhos da Freguesia de S. Pedro do Rio Fundo de 1878. É possível ter havido engano quanto à localização.

O conjunto retratado mostra o nível de abandono em que se encontra. Nosso pleito não é a recuperação do que resta e sim a sua estabilização; é garantir a sua existência no modo que está.

Acho que é chegada a hora de a Igreja se preocupar também com estas igrejas.