UTN

Esse, quase com certeza, foi primeiro time de futebol de Terra Nova, formado por uma espécie da elite ligado à Usina.

 Essa foto foi dada para o Espaço Bangüê, por dona Maricota, nascida em 25 de março de 1924, filha de Zacarias West (o quinto de pé, lado direito)

A foto, seu cenário está composto por um tronco de eucalipto (tinha vários entre a área da usina e o Chalé); uma cerca pode identificar o local próximo da usina de frente para o Chalé, entretanto visualiza-se uma casa de palha, não condizente com a área interna do Chalé. Pode ser no local que se tornou o Campo da Mangueira.

Dona Maricota identificou alguns da foto: Anísio Conceição (1); Zacarias West (5); Ermelino Teles (6); José Marcos (8); João Nogueira (10); Marcelo (11)

1 – Anísio Conceição, Seu Antídio disse que ele foi trazido de Santo Amaro para Terra Nova ele confirma que o mesmo, antes de se estabelecer em São Bento, morou em Terra Nova, foi trazido por doutor Jaime para jogar bola no UTN. Trabalhou no escritório da usina Terra Nova. Ficou responsável pela sede do clube, instalado no Caípe (segunda casa) que disponibilizava jogos de brilhar, ping-pong, dama. Na sede, também, havia uma pequena biblioteca. Outras pessoas, como dona Niêta Portela: Conheço sim, essa letra é de Seu Anísio Américo Conceição que era escrivão lá em São Bento e em Terra Nova também, quando aqui chegou.

Seu Anísio criou uma biblioteca em São Bento – Biblioteca Castro Alves, (José Pedro Chaves que retira o livro no dia 26 de junho de 1939.)

2 – Zacarias West, gerente da Usina; fazia parte da diretoria da Cooperativa dos Operários; Zacarias, meu pai, era químico não formado, disse Maricota.

Aparece na foto como goleiro do UTN, parece até uma tradição, pois dois dos seus filhos também foram goleiros – Vavá West e Francisquinho West.

Os West, dizia o professor Juvenal, vieram para São Bento montar a usina.

3 – Ermelino Teles, também muito presente nas coisas de Terra Nova inclusive reconhecido com nome de rua; foi responsável pela construção de cemitério; foi participativo na construção da igreja de São Reque; atuante nos blocos de micareta; depoimento de Seu Antídio Roque: Seu Ermelino Teles achava que aqui já cabia um cemitério, e ele lutou para isso. Ele conseguiu com Dona Lulu ou com Dona Joaninha ou os Pacheco, dono do terreno (mais ou menos nesse local se juntavam as fazendas). No dia da inauguração ele se recostou à sombra do pé de São Gonçalim e disse que quando morresse queria ser enterrado ali, disse apontando para a planta.

4 – Zé Marcos – Jose Marcos Teixeira, Mirian nascida em nove de agosto de 1925, meu pai foi criado pelo Juiz de Direito, padrinho dele, doutor Paulo Teixeira da família dos Teixeira do Rio Fundo; foi delegado por muito tempo; foi Juiz de Paz; foi vereador em Santo Amaro (sem remuneração; trabalhou na usina chefiando o Almoxarifado

 

5 – João Nogueira

6 – Marcelo, padrinho de Maricota, era químico formado.

Pelo uniforme calça curta com cinto; camisas com mangas compridas; gorro na cabeça; camisas e calça curta branca sem qualquer detalhe colorido pode atestar a postura na época de não mostra o corpo (principalmente essas pessoas respeitosas) ou então um modelo importado da Inglaterra, lá adequado por causa do frio.

Esse clube deve ter existido entre as décadas de 20 e 30 do ano de 1900 e estaremos próximo dessa afirmação pelos seguintes fatos:

Ermelino Teles e Zacarias West faziam parte da direção da Cooperativa dos Operários fundada em setembro de 1927;

Anísio Conceição, pelo seu histórico já aqui descrito, pode-se concluir que é um homem nascido no início dos anos de 1900ou fins de 1800. Conclusão idêntica para os senhores Zacarias, Ermelino e Seu Jose Marcos.

Essa equipe com o nome de Usina Terra Nova, representava a elite da usina, que deveria, provavelmente, competir com funcionários da usina dessa mesma classe.

Já numa época posterior, meados dos anos 30 de 1900 em diante buscaremos as histórias desse período com fotos doadas pela família de Didi Teles e principalmente álbuns de Eduardo Barbosa.

Felizmente, mesmo não tendo uma memória documental ou mesmo pessoas   para falar do início do futebol em Terra Nova, usaremos o que dispomos: a memória em fotografia deixada por Duque – Eduardo Barbosa, nascido em 1916 e que esteve presente, a partir de uma época, no futebol terranovense, como jogador, técnico ou dirigente.

É através dessa memória, com os comentários possíveis que contaremos a história do futebol em Terra Nova.

Nas duas fotos adiante temos uma ligação do UTN, o time que consideramos o primeiro de Terra Nova, na foto representado por Seu Jose Marcos; Didi Teles com uniforme de um time dos anos 40; Duque que desde os fins dos anos 30 está presente no esporte da terra, na foto representa, com Zé de Lotas e Vavá Melo, a diretoria do Vasco.

Na segunda foto, a casualidade posicionou Zé Marque como o início de uma época do futebol em Terra Nova o UTN e Duque, na outra ponta, fechando a última e mais importante época, com o Vasco.

25

Didi Teles

José Marcos e Duque Início e fim – UTN e Vasco.

13

José Marcos/José de Lotas/Vavá Melo/Duque