Outros Clubes
União – 1938
Foto de Duque – Eduardo Barbosa, nasceu no ano de 1916; a foto esta datada de 1938, logo sua idade era de 22 anos. A foto – defronte da Tenda – tem no fundo a usina e um cavalo com certeza selado na porta de Godó – Godofredo Pacheco.
Duque sempre esteve ligado ao futebol de Terra Nova, de jogador á técnico; sua (última) barbearia, no espaço onde hoje funciona o Serviço de Alto-falante, servia como imóvel para guardar o material esportivo e também para os jogadores vestirem o uniforme (Vasco). Eduardo não se envolvia em política, mas diversas vezes foi nomeado suplente de delegado. Foi funcionário de Rede Ferroviária Leste Brasileiro onde se aposentou.
Foi um dos responsáveis pela longevidade do Vasco.
Na outra foto mostra a Tenda de Cabelereiro, na janela Duque, Didi e João Costa, todos jogadores do União nos fins dos anos 30, que aparecerão em fotos posteriores, nessa historiação.
Vasco Esporte Clube
Deveríamos manter uma sequência cronológica, para falar dos outros clubes de futebol que deram continuidade ao UTN, e que foram vários. Entretanto o Vasco depois de tanto tempo passado ainda é lembrado por muitas pessoas que tiveram a infância marcada por esse clube, foi também o último a representar Terra Nova, mesmo que em várias ocasiões sejam formadas seleções para participar de campeonatos intermunicipais, mesmo que hoje saiam garotos de Escolinhas de Futebol, para tentar a sorte nas bases de times profissionais até fora do nosso estado até mesmo do pais. Mas, mesmo assim, passado tanto tempo, ainda são lembrados: Sergipe, Jair, Etiéne, Nicanor, Artur Inácio.
Vale citar um dos ´vários relatos que aconteceram e ainda acontece, como o que me contou Jonas França. ”Certo dia um policial rodoviário me parou na estrada e disse: lhe parei por causa da placa do seu carro, me diga uma coisa: ainda existe aquele Vasco em Terra Nova”…
Por isso fugimos um pouco da ordem de sucessão, optando escrever logo sobre o Vasco por ser ele, no nosso entendimento, quem fechou o período dos times que marcaram o futebol em Terra Nova.
Nesta foto tirada na porta da igreja de São Roque, os jogadores do Vasco vestem o uniforme de viagens; na mão de alguns jogadores uma mochila para uniforme de jogo
O grupo a partir da esquerda: Miguel Chaves, Francisquinho West, Nilton Mota, Chicão, (?), Neneco, Artur (cunhado de Artur), Menininho, Olival. Flavio, Nilton Mota, (?), Etiene, Zezito Teles, Sergipe, Jair e Nicanor.
O Vasco foi fundado em 15 de junho de 1955, como comprova o Jornal Oficial do Município – Santo Amaro – que publicou em seu numero1897, do dia 25 de fevereiro de 1967, o Estatuto do Vasco Esporte Clube, do qual destacamos do Capitulo I os artigos:
1 – O Vasco Esporte Clube, fundado em 15 de junho de 1955 será uma sociedade civil esportiva na localidade de Terra Nova.
3 – O Vasco Esporte Clube, adotara as cores preta e branca conservando o padrão de fundação.
Procurando fotos e fatos sobre o Vasco, conversamos (23.11.2016) com Jonas Coutinho, que nos disse:
– O Vasco começou com uma conversa entre Bambião, Jaime Dimenor e eu, quando falamos em criar um time de futebol; eram três vascaínos, logo eu falei em Zé Pereira para ser o presidente – um escriturário da usina (que aceitou); essa conversa foi onde hoje é a tenda de barbeiro de Alfredo; lembro que Antônio Maroto e seu Braga faziam parte da diretoria; A sede era onde, mais ou menos, hoje é a casa de Bazu; Tinha um jogo de víspora, na sede, para arrecadar recursos; o uniforme foi imediato, era preto com a lista branca; não me lembro do primeiro jogo, entramos com uma bandeira; lembro de poucos jogadores – Currupa, Bernardo (sapateiro), Valdemar (carpinteiro de São Bento).
Jonas Coutinho não jogava bola, trabalhou na usina como tratorista, depois foi trabalhar na Petrobras, como fizeram muitos operários da usina. Grande folião da micareta saia com outros operários no clube Os Motoristas, folião confesso da micareta de São Bento.
Vieram outras diretoria;, o Vasco comprou a sede do Urucapi.
E Jonas continuou – compramos em prestações a sede do Urucapi, os donos eram Seu Genes, Jorge Valente, Vavá Melo, Tintim.
– Eh! Chicão e Artur me contaram que na última, Tintim pediu os documentos e não devolveu.
– É foi mais menos assim, completou Jonas.
Apesar desse comportamento negativo, o clube manteve-se como proprietário explorando com eventos.
O tempo passou, o Vasco foi sumindo, a sede passou a ser explorada por Vavá Melo, depois virou um espaço sem dono, e alguém se apossou e vendeu para outro.
Formações do time, numa ordem cronológica, ao longo da existência do Vasco:
Quando não se tem uma data para se buscar no passado a historia, o jeito é ficar atento a detalhes daquilo que chega as mãos. Essa foto, que não tem registro no verso é na sucessão do tempo a mais velha imagem do Vasco.
Em Terra Nova sempre teve um time que representava com louvor o nosso futebol, com certez com jogadores tão bons quanto os do Vasco. A grande diferença foi a longividade do Vasco.
Quando no ano 1955 tres vascainos (Jonas Coutinho, Bambião Dimenor) de uma conversa corriqueira, quase do nada, surgiu a vontade de criar um time, e darem, ali naquele instante, a esse time o nome de Vasco, foi para fazer frente a um outro de nome Flamengo (maioria das pessoas torciam para Vasco ou Flamedngo) que tinha na terra, na ocasião eu ia fazer 13 anos. Eu joguei (a partir dos anos 60) paraticamente com todos que formam aquele time (exceção talvez de Robério). Por tanto até chegar àquelle time dessa primeira foto houve diversas formações.
Faltam ali Francisquinho West (Lessa) – goleiro; Valdemar. Além disso Zezito Teles veio algum tempo depois.
Vamos mostra dois quadros, com uniforme vermelho e preto, onde os jogadores dos times se secedem até chegar a uma formação do Vasco.
Desse time seis jogaram pelo Vasco e cinco compõe, o mesmo vermelho e preto do quadro seguinte
Essa é uma das formações do Vasco, para ser basta trocar as camisas vermelhas e preta, para preta com faixa vertical branca. Fica mais evidentes,se se colocar a mala de massagista na mão de Zé de Lotas na foto abaixo, que nada mais nada menos é um corpo diretivo do Vasco. As fotos, acredito, que foram batidas simultaneamente dado a semelhança das roupas de Vavá Melo e Zé de Lotas, além disso aquela malinha me trás lembranças da mala de massagem do Vasco, é possível que seja a mesma.