Engenho Santo Antonio

capela de st. antonioQuando tratamos do engenho Passagem transcrevemos um trecho da escritora Esterezilda sobre as construções erguidas no século XVII e que chegaram até nossa época . O engenho Santo Antonio foi um dos poucos que resistiram com casa e capela. Está em bom estado, porém a capela precisa de cuidados, pois está fechada sem a devida assistência.

O engenho Santo Antonio está localizado em Rio Fundo distrito de Terra Nova. Acreditamos que se fosse  despertada uma organização local ( Pessoal da Terceira,  Idade por exemplo) uma conversa com o proprietário dando utilização à capela que ainda existe, com uma missa, pelo menos, uma vez por ano, em comemoração ao santo padroeiro.

 

usinaÉ muito importante que esta página da historia do Recôncavo não seja totalmente rasgada. Com alguns remendos ainda se lê bastante informe.

É muito importante também que se aproveito o momento, em que no poder dispõe de pessoas sensíveis para estas causas.

Os governantes, com raras exceções, em qualquer nível, principalmente municipal, cometem atos no mínimo insensatos em relação a uma quase inexistente memória do passado histórico do município, trocando nomes de ruas e imóveis públicos, que homenageavam médicos, políticos, professores, pessoas comuns, que se dedicaram á sua, enfrentando as maiores dificuldades, comunidade, por nomes de políticos de plantão, que mais ignorantes ainda aceitam essas homenagens em troca de liberação de verbas. Estes atos além de insensatos, contrariam sempre as leis pois homenageiam pessoas vivas(pai, mãe, filhos) que nem sabem em que “norte” está o município.

Uma forma de ajudar essa comunidade calada desses atos autoritários, é aproveitar esse momento com uma política de preservação suas arquiteturas, de sua memória.

Este texto se encaixa em quase todos os municípios da Bahia entretanto o grito é para o nosso Recôncavo berço de nossa terra.

Ano 2 0 0 3